Esta pesquisa investiga potencialidades e limites do uso da avaliação externa como estratégia de regulação do sistema educacional, por meio do Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro e do sistema de gerenciamento adotado pela Seeduc/RJ, o Gestão Integrada da Escola (Gide). Os resultados apontam para uma reorganização do espaço escolar a partir das avaliações introduzidas pela Seeduc e pela adoção da Gide. No entanto, verifica-se que a maior contribuição da Gide está voltada para a rotina do diretor escolar.
Políticas de avaliação e Gestão escolar no estado do Rio de Janeiro: limites e possibilidades
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2015
- Autor(es): Gomes, Nathália Gonçalves
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC - Rio (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1111616_2015_completo.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 22/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 293 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados