Tese

Políticas de avaliação e Gestão escolar no estado do Rio de Janeiro: limites e possibilidades

Resumo

Esta pesquisa investiga potencialidades e limites do uso da avaliação externa como estratégia de regulação do sistema educacional, por meio do Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro e do sistema de gerenciamento adotado pela Seeduc/RJ, o Gestão Integrada da Escola (Gide). Os resultados apontam para uma reorganização do espaço escolar a partir das avaliações introduzidas pela Seeduc e pela adoção da Gide. No entanto, verifica-se que a maior contribuição da Gide está voltada para a rotina do diretor escolar.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento