Artigo

Planos de carreira de professores dos estados e do Distrito Federal em perspectiva comparada 2019

Resumo

Este artigo apresenta um estudo comparativo entre os planos de carreira dos professores da Educação Básica das 27 unidades federativas do Brasil. São apresentados o conceito de plano de carreira e uma revisão da legislação nacional e uma revisão da literatura sobre o tema. A terceira parte apresenta o modelo de análise dos planos de carreira nas dimensões estrutura, progressão e remuneração. Os resultados da pesquisa indicam que os planos de carreira mantêm a prevalência de uma estrutura pouco rígida em termos de organização e jornada de trabalho – carreira única com jornadas variadas e possibilidade de ampliação da carga horária –, um peso excessivo em critérios de progressão tradicionais – titulação e tempo de serviço – e uma presença marcante de gratificações e de adicional por tempo de serviço na remuneração.

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Sobre o documento

  • Data de publicação: 2019
  • Autor(es): Prado, Maurício Almeida
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1414-0640
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3885/3561
  • Data de Acesso à Fonte: 07/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 76 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados