O artigo apresenta uma visão abrangente da evolução da pesquisa científica no Brasil, com foco na criação de instituições de pesquisa autônomas, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, e destaca a importância do contexto geopolítico e das relações internacionais na configuração da pesquisa científica no país, especialmente em física e matemática.
Pesquisa matemática e instituições científicas no Brasil do pós-guerra
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2018
- Autor(es): Roque, Tatiana Marins
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Editora)
- Identificadores: ISSN 2317-6660
- Fonte: Abre em uma nova guia http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v70n1/v70n1a09.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 11/10/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 6 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados