Artigo

Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional

RESUMO

O artigo tem como objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão cotidiana. A partir dos resultados é possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospectivo), deixando transparecer, no seu cotidiano, a valorização do exterior em detrimento do interior.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2012
  • Autor(es): Ferreira, Nuno Carrola | Torres , Leonor Maria de Lima
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-166X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36144/23332
  • Data de Acesso à Fonte: 04/11/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Volume 28; Número 1