O artigo tem como objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão cotidiana. A partir dos resultados é possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospectivo), deixando transparecer, no seu cotidiano, a valorização do exterior em detrimento do interior.
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2012
- Autor(es): Ferreira, Nuno Carrola | Torres , Leonor Maria de Lima
- Local de publicação: Goiânia
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-166X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36144/23332
- Data de Acesso à Fonte: 04/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial