Artigo

Padronização, controle e accountability na política curricular paulista (2007-2018)

RESUMO

Neste artigo, as políticas curriculares da rede estadual de ensino de São Paulo entre 2007 e 2018 são investigadas com o objetivo de compreender seus sentidos e significados, para entender a gênese do modelo de política curricular originado nos anos 1990 e que culminou, em 2007, com a implantação do Programa São Paulo Faz Escola e, em 2012, com o Programa Escola Integral, com a finalidade de remodelar a escola com um currículo moderno, baseado nas pedagogias das habilidades e competências. Tais ações reproduzem o tripé de uma “nova agenda” de políticas públicas, baseada em accountability, controle e padronização, alterando o sentido da qualidade da educação, reduzido ao escopo da “aprendizagem”.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Jacomini, Márcia Aparecida | Carneiro, Silvio Ricardo Gomes | Rodrigues, Ana Carolina Colacioppo | Silva, Raphael Bueno Bernardo da
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1413-2478
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rBL5bpVD4JzrqXT8cfGFjGz/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 12/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 27 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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Revista Brasileira de Educação