Este artigo busca discutir o papel da instrução escolar na concepção de educação do pedagogo Anton Semionovich Makarenko (1888-1939), a partir das suas experiências na Colônia Gorki (1920-1928) e na Comuna Dzerjinski (1927-1935), desenvolvidas na União Soviética, considerando as tensões do período pós-Revolução Russa de 1917. Para o pedagogo, a instrução escolar articula-se a uma concepção de educação integral, que tenta contemplar diferentes espaços de atuação da vida de seus educandos.
O papel da escola na concepção de educação integral de Makarenko
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Freitas, Cezar Ricardo de | Lara, Ângela Mara de Barros
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1414-3518
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/heduc/a/qzNV5LsrxnZZ3PsFYx4VDML/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 21/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 33 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição