Artigo

O Ideb e a atuação docente na perspectiva da autorregulação

RESUMO

A pesquisa analisa os impactos do Ideb no Ensino Fundamental em decorrência da autorregulação do comportamento de professores. Realizou-se um estudo de caso comparativo entre duas escolas no estado do Rio de Janeiro. Constatou-se que a falta de clareza sobre os objetivos da avaliação do MEC comprometeu o planejamento de ações e a reflexão sobre os resultados. Evidenciou-se que, frente à iminência da Prova Brasil, as regulações externas influenciam os professores para a preparação dos alunos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2020
  • Autor(es): Pessin, Gisele | Deps, Vera Lúcia
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0102-4698
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/edur/v36/1982-6621-edur-36-e219808.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 10/09/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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