A pesquisa analisa os impactos do Ideb no Ensino Fundamental em decorrência da autorregulação do comportamento de professores. Realizou-se um estudo de caso comparativo entre duas escolas no estado do Rio de Janeiro. Constatou-se que a falta de clareza sobre os objetivos da avaliação do MEC comprometeu o planejamento de ações e a reflexão sobre os resultados. Evidenciou-se que, frente à iminência da Prova Brasil, as regulações externas influenciam os professores para a preparação dos alunos.
O Ideb e a atuação docente na perspectiva da autorregulação
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Pessin, Gisele | Deps, Vera Lúcia
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/edur/v36/1982-6621-edur-36-e219808.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 10/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição