O artigo busca evidenciar como as orientações da estratégia democrática e popular foram assimiladas pelos movimentos que lutaram pela democratização da educação e em defesa da escola pública, apresentando as bandeiras levantadas, táticas utilizadas e as consequências para a organização política. Os resultados mostram que há certa convergência entre as produções da pesquisa educacional, as reivindicações explícitas no Plano Nacional de Educação (1997), a organização do FNDEP, as resoluções do PT e o ideário democrático e popular.
O ideário democrático e popular e a luta pela democratização da educação: controvérsias teóricas, estratégicas e táticas
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Kataoka, Emyly Kathyury | Marcassa, Luciana Pedrosa
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/tV7nhwk6n65y6KGYVzkGQSd/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 21/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição