Artigo

O desafio da inspeção escolar e a obrigação de resultados em Minas Gerais

RESUMO

O artigo analisa a regulação educativa em Minas Gerais e seus efeitos sobre a inspeção escolar e função de controle e de verificação dos atos escolares. Os resultados indicam que o governo, por meio de um contrato de gestão, associa as avaliações de desempenho aos resultados do sistema de avaliação, vinculando‑os a reajustes salariais, prêmios e à progressão nas carreiras docentes. A inspeção escolar busca o reconhecimento profissional, legitimação social e maior participação na política educacional.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2011
  • Autor(es): Augusto, Maria Helena Oliveira Gonçalves | Oliveira, Dalila Andrade
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-166X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24775/14366
  • Data de Acesso à Fonte: 18/09/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação