O artigo reflete sobre o problema do aumento da violência escolar, principalmente nas escolas públicas. São conflitos, “incivilidades”, particularmente as pequenas infrações que se repetem constantemente, como agressões verbais, insultos, provocações e desrespeito, mostrando que a indisciplina e as brigas são vistas como violência, o que gera alarmismos e incentivos a medidas coercitivas e controladoras. Tais ações desqualificam as escolas em seu papel de formação para a cidadania e as destituem de sua função pedagógica de promover a aprendizagem da convivência democrática.
O desafio da convivência: ao tratar da mesma forma indisciplina e violência, escola perde oportunidade de agir de forma reflexiva e transformadora
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 11/2018
- Autor(es): Vinha, Telma Pileggi | Nunes, Cesar A. A.
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Jornal O Globo (Editora)
- Identificadores: ISSN 2357-8572
- Fonte: Abre em uma nova guia http://app.cadernosglobo.com.br/pdf/70-79_desafio_de_convivencia.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 02/10/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 6 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados