Artigo

O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas

RESUMO

O artigo busca conhecer a percepção dos estudantes sobre o clima escolar, investigar se há diferenças entre as escolas pesquisadas e identificar quais dimensões do clima são percebidas como positivas, negativas ou neutras, por meio de um questionário para avaliar o clima escolar em 566 estudantes do 7º ao 9º ano de quatro escolas públicas. As dimensões avaliadas como mais positivas são associadas à intimidação entre estudantes, às regras, às relações sociais e aos conflitos. As menos positivas diziam respeito às relações da escola com a família e à infraestrutura. 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 09/2018
  • Autor(es): Vinha, Telma Pileggi | Tognetta, Luciene Regina Paulino | Azzi, Roberta Gurgel | Moro, Adriano | Aragão, Ana Maria Falcão de | Morais, Alessandra de
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estácio de Sá (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1807-2194
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://educa.fcc.org.br/pdf/reeduc/v15n40/2238-1279-reeduc-15-40-09.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 02/10/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 24 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

ITENS RELACIONADOS

Revista Educação e Cultura Contemporânea