O artigo busca conhecer a percepção dos estudantes sobre o clima escolar, investigar se há diferenças entre as escolas pesquisadas e identificar quais dimensões do clima são percebidas como positivas, negativas ou neutras, por meio de um questionário para avaliar o clima escolar em 566 estudantes do 7º ao 9º ano de quatro escolas públicas. As dimensões avaliadas como mais positivas são associadas à intimidação entre estudantes, às regras, às relações sociais e aos conflitos. As menos positivas diziam respeito às relações da escola com a família e à infraestrutura.
O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2018
- Autor(es): Vinha, Telma Pileggi | Tognetta, Luciene Regina Paulino | Azzi, Roberta Gurgel | Moro, Adriano | Aragão, Ana Maria Falcão de | Morais, Alessandra de
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estácio de Sá (Editora)
- Identificadores: ISSN 1807-2194
- Fonte: Abre em uma nova guia http://educa.fcc.org.br/pdf/reeduc/v15n40/2238-1279-reeduc-15-40-09.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 02/10/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição