O artigo busca construir e testar instrumentos para avaliar o clima escolar com estudantes, docentes e gestores, e elaborar e desenvolver, em duas escolas públicas de Ensino Fundamental II, um projeto de intervenção para a melhoria da convivência. Com o diagnóstico do clima dessas escolas, desenvolve-se uma intervenção constituída pela inserção de uma disciplina semanal na grade horária dos estudantes, pela implantação de procedimentos para mediação de conflitos, por propostas de protagonismo juvenil e formação continuada dos profissionais da escola.
O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2016
- Autor(es): Vinha, Telma Pileggi | Shimizu, Alessandra de Morais | Tognetta, Luciene Regina Paulino | Azzi, Roberta Gurgel | Moro, Adriano | Aragão, Ana Maria Falcão de | Marques, Carolina de Aragão Escher | Silva, Lívia Maria Ferreira da | Vivaldi, Flávia Maria de Campos | Ramos, Adriana de Melo | Oliveira, Mariana Tavares Almeida | Bozza, Thais Cristina Leite
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0103-6831
- Fonte: Abre em uma nova guia https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3747/3157
- Data de Acesso à Fonte: 02/10/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 32 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial