O artigo reflete sobre a reivindicação indígena por educação superior no Brasil, na perspectiva do direito à educação ao longo da vida e da descolonização orientada pelo protagonismo intelectual indígena contemporâneo. A pesquisa elabora um panorama exploratório das oportunidades de educação superior em São Gabriel da Cachoeira (noroeste amazônico), detendo-nos sobre duas licenciaturas que ensaiam modelos alternativos. Os resultados indicam que o acesso de indígenas gradualmente tensiona a universidade hegemônica, ainda que a oferta não esteja à altura da significância demográfica e política da demanda dos povos originários.
O Brasil respeita o direito dos povos indígenas à Educação Superior? Demanda, oferta e ensaios alternativos em São Gabriel da Cachoeira/AM
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Pellegrini, Diana | Ghanen, Elie | Góes Neto, Antônio Fernandes
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-3143
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edreal/a/zK83mnYZK8ZTRFdhQBpHRMx/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 29 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição