Nesta pesquisa, analisou-se modos de intervenção no ambiente educacional diante da tentativa de suicídio e de atos de autoagressão realizados por adolescentes e jovens. Os resultados mostram ser fundamental ter um espaço de acolhimento ofertado pelas instituições de ensino aos estudantes que indicam estar em sofrimento para falar desse mal-estar. E que as metodologias da pesquisa-intervenção da psicanálise proporcionam uma posição ética e colaboram para que os jovens não morram ou possam, minimamente, elaborar o sofrimento e a angústia.
Novos sintomas dos adolescentes e jovens na educação: tentativa de suicídio e atos de autoagressão
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Colares, Marina da Cunha Pinto
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social - UFMG (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49767/1/TESE%20REVISADA.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 22/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 150 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados