Artigo

Nexos entre gestão, avaliação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em escolas públicas

RESUMO

O artigo busca contribuir com as reflexões sobre as políticas de avaliação da aprendizagem, sobretudo o Ideb, e suas implicações na escola pública. O estudo aponta para a necessidade de a gestão escolar empreender esforços no acompanhamento e no uso dos resultados das avaliações externas como recursos para o estabelecimento de ações pedagógicas e a urgência do desenvolvimento de políticas educacionais que invistam na descentralização dos recursos, na construção da autonomia pedagógica, na formação dos professores e na profissionalização da gestão .

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2020
  • Autor(es): Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado | Leal, Ione Oliveira Jatobá | Araújo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira
  • Local de publicação: Araraquara
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Campus de Araraquara (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1519-9029
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.redalyc.org/jatsRepo/6377/637766243005/637766243005.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 13/12/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual

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