O artigo busca contribuir com as reflexões sobre as políticas de avaliação da aprendizagem, sobretudo o Ideb, e suas implicações na escola pública. O estudo aponta para a necessidade de a gestão escolar empreender esforços no acompanhamento e no uso dos resultados das avaliações externas como recursos para o estabelecimento de ações pedagógicas e a urgência do desenvolvimento de políticas educacionais que invistam na descentralização dos recursos, na construção da autonomia pedagógica, na formação dos professores e na profissionalização da gestão .
Nexos entre gestão, avaliação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em escolas públicas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2020
- Autor(es): Vasconcelos, Cristiane Regina Dourado | Leal, Ione Oliveira Jatobá | Araújo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira
- Local de publicação: Araraquara
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Campus de Araraquara (Editora)
- Identificadores: ISSN 1519-9029
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.redalyc.org/jatsRepo/6377/637766243005/637766243005.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 13/12/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual