Esta dissertação tem como objetivo compreender como as questões de gênero atravessam os percursos escolares de mulheres chefes de família, a partir do contexto singular de narrativas de história de vida, visando estabelecer os lugares representados pela escola na vida de mulheres que retornam à Educação de Jovens e Adultos. As análises indicam que questões como o pertencimento étnico-racial, a maternidade e as diferentes formas de violência contra mulher atravessam suas narrativas, levando a concluir que as interrupções e interdições em seu percurso escolar se reportam diretamente à sua condição e ao seu lugar social enquanto mulher em uma sociedade marcada pelo patriarcado e pela divisão social e racial de classes.
Mulheres que se contam: histórias de vida e narrativas de educandas chefes de família da Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Silva, Júlia Canella da
- Local de publicação: Juiz de Fora
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15460/1/juliacanelladasilva.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 19/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 155 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição