O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas que os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apontados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão. Conclui-se que tais soluções não contribuem porque não consideram a especificidade do processo de trabalho pedagógico.
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na Educação Básica brasileira?
Sobre o documento
- Data de publicação: 22/12/2015
- Autor(es): Adrião, Theresa Maria de Freitas | Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
- Local de publicação: Rio Claro
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Rio Claro (Editora)
- Identificadores: ISSN 1981-8106
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/7325
- Data de Acesso à Fonte: 15/10/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição