Este artigo tem por objetivo analisar a tentativa de alterações na política nacional de educação especial, após as mudanças de governo ocorridas entre 2016 e 2019, no Brasil. Os resultados mostram que a proposta de alteração promove a descontinuidade da inclusão escolar; recoloca a educação especial fora do sistema de ensino regular; estimula a formação de profissionais para instituições especializadas e fundamenta a avaliação de aprendizagem em metas e objetivos padronizados por deficiência.
Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Rosa, Júlia Gabriele Lima da | Lima, Luciana Leite
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-2478
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5nfd85TJZydqDPJVQDMM5Tk/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 20/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição