Neste estudo, expõe-se a propagação de colégios militares na sociedade goiana. Refletiu-se se a militarização das escolas públicas pode ser a melhor solução educacional para formar integralmente os alunos. Os resultados mostram que o ensino autoritário dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás, ainda que proponha a disciplina como elemento relevante para o mundo da vida, apropria-se da criatividade e da liberdade do aluno e as cerceia, representando retrocesso e estagnação na luta e na conquista de uma educação mais democrática.
Militarizar para educar? Educar para a cidadania?
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Lima, Maria Eliene | Brzezinski, Iria | Menezes Junior, Antonio da Silva
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://web.archive.org/web/20200709194016id_/https://www.scielo.br/pdf/es/v41/1678-4626-es-41-e228256.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 16/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial