O artigo é um ensaio teórico que reflete acerca da liberdade, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire e Lev Vigotski, na perspectiva da educação em e para os direitos humanos. A partir de algumas aproximações entre os autores, o texto busca contribuir para o debate a respeito da liberdade, educação e democracia ou, ainda, para a criação de modelos sociais mais justos e solidários, que considerem a afetividade e a responsabilidade/compromisso como aspectos fundantes da própria liberdade.
Liberdade é conquista social? Freire e Vigotski na perspectiva da educação em direitos humanos
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Moreira, Andressa Urtiga | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/dqrP5GJcz8bsD6fQhG7qnDc/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial