Artigo

Laicidade, ensino religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões

Resumo

O artigo analisa a compreensão sobre laicidade, a partir do seu debate na escola pública brasileira, realizando um estudo de campo em uma escola municipal de Santo André - SP. Reflete-se sobre o propósito e o lugar da disciplina Ensino Religioso como integrante do currículo escolar no Ensino Fundamental. Conclui-se a necessidade de o Estado apropriar-se da temática e incluir essa discussão na formação de professores, de modo a favorecer o conhecimento e a definição do modelo brasileiro de laicidade.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2018
  • Autor(es): Valente, Gabriela Abuhab
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP ()
  • Identificadores: ISSN 1980-6248
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/pp/v29n1/0103-7307-pp-29-1-0107.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 20/04/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição