O artigo analisa a compreensão sobre laicidade, a partir do seu debate na escola pública brasileira, realizando um estudo de campo em uma escola municipal de Santo André - SP. Reflete-se sobre o propósito e o lugar da disciplina Ensino Religioso como integrante do currículo escolar no Ensino Fundamental. Conclui-se a necessidade de o Estado apropriar-se da temática e incluir essa discussão na formação de professores, de modo a favorecer o conhecimento e a definição do modelo brasileiro de laicidade.
Laicidade, ensino religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2018
- Autor(es): Valente, Gabriela Abuhab
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP ()
- Identificadores: ISSN 1980-6248
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/pp/v29n1/0103-7307-pp-29-1-0107.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 20/04/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição