Dissertação

Juventudes excluídas da escola no município de Guarapuava/PR: representações sociais de educadores sobre a evasão no Ensino Médio

RESUMO

Nesta pesquisa, analisou-se a evasão escolar no Ensino Médio público a partir das representações sociais da direção, da equipe pedagógica e dos professores de quatro colégios estaduais da cidade de Guarapuava, Paraná. Os resultados mostram que é preciso conscientizar comunidades e estudantes, bem como lutar por políticas públicas que apoiem e garantam a permanência dos estudantes que não veem sentido ou lugar na escola para eles, porque sem as condições necessárias a juventude será excluída de seu direito à educação integral e de qualidade.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.