Artigo

Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola

Resumo

Neste artigo, busca-se evidenciar como a presença da cultura negra no currículo escolar de uma instituição de Ensino Médio, junto a outras políticas de valorização e reconhecimento dessa cultura, podem ter contribuído para a articulação dessas jovens na decisão sobre o movimento de ocupação ocorrido no final de 2015. Os resultados mostram que, apesar das dificuldades como perseguições à docentes e estudantes que participaram e apoiaram o movimento, o processo de ocupação contribui para a constituição de saberes fundamentais para a construção de um pensamento democrático, antirracista e feminista na instituição.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2020
  • Autor(es): Corsino, Luciano Nascimento | Zan, Dirce Djanira Pacheco e
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4060
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/9NmV5jrjHjtjRm7YvNRJBdy/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 30/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição