O artigo apresenta uma análise crítica sobre os modos como jovens estudantes do Ensino Médio da atualidade atribuem sentidos à própria atuação cívica e política e engajamento em ações coletivas, no interior do mundo escolar. O texto fundamenta-se em resultados de estudo colaborativo realizado por equipes de pesquisadores de São Paulo-USP/UFSCar, Buenos Aires-UBA, Cidades do México/Oaxaca-UNAM, Madrid-UCM e Barcelona-UB. Apresentam-se reflexões sobre as formas de participação estudantil-juvenil nesses diferentes contextos escolares.
Jovens do Ensino Médio e participação na esfera escolar: um estudo transnacional
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2020
- Autor(es): Sposito, Marilia Pontes | Almeida, Elmir de | Tarábola, Felipe de Souza
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 0103-4014
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ea/a/y58BXJLdphDfpx8nRf766kj/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 22/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial