Este artigo analisa as contribuições teóricas do texto de José Querino Ribeiro, publicado há quase 80 anos, destacando seu caráter pioneiro e paradigmático dentro das abordagens empírico-racionais, pautadas no paradigma do consenso, hoje em voga. Evidencia que atrelar a obra do autor à mera similitude escola-empresa é reduzir seu pensamento. Tal pensamento revela uma preocupação teórica que ainda confere ao autor uma certa contemporaneidade: a busca da eficiência dos serviços educacionais.
José Querino Ribeiro: o fayolismo na administração escolar e a defesa da eficiência dos serviços educacionais
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2016
- Autor(es): Calderón, Adolfo Ignacio | Fedre, Júlio Penna
- Local de publicação: Goiânia
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-166X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/72750/41161
- Data de Acesso à Fonte: 03/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial