Artigo

José Querino Ribeiro: o fayolismo na administração escolar e a defesa da eficiência dos serviços educacionais

RESUMO

Este artigo analisa as contribuições teóricas do texto de José Querino Ribeiro, publicado há quase 80 anos, destacando seu caráter pioneiro e paradigmático dentro das abordagens empírico-racionais, pautadas no paradigma do consenso, hoje em voga. Evidencia que atrelar a obra do autor à mera similitude escola-empresa é reduzir seu pensamento. Tal pensamento revela uma preocupação teórica que ainda confere ao autor uma certa contemporaneidade: a busca da eficiência dos serviços educacionais.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2016
  • Autor(es): Calderón, Adolfo Ignacio | Fedre, Júlio Penna
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-166X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/72750/41161
  • Data de Acesso à Fonte: 03/11/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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