Neste trabalho, buscou-se descrever e analisar atores e condições que incidem sobre a seleção de saberes a ensinar em duas escolas de predomínio das etnias Guarani e Kaiowá, nas quais se detectaram práticas sociais regidas por uma lógica de inovação educacional. Relfetiu-se sobre quem escolhe os saberes que as escolas indígenas ensinam e os resultados informam que os processos esboçam um multifacetado exercício de autonomia das comunidades, no qual se salienta a atuação dos corpos docentes indígenas.
Inovação educacional e escolha de saberes a ensinar em Escolas Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2022
- Autor(es): Ghanen, Elie | Pellegrini, Diana | Colman, Rosa Sebastiana
- Local de publicação: Campo Grande
- Instituição(ões) relacionada(s): Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas - Universidade Católica Dom Bosco (Editora)
- Identificadores: ISSN 2359-1943
- Fonte: Abre em uma nova guia https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/787/834
- Data de Acesso à Fonte: 21/09/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 32 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual