Artigo

(In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo de caso em que se examinam as formas encontradas pela escola, nos dias atuais, para lidar com os fenômenos da indisciplina e violência no espaço escolar e identificar os fatores capazes de produzir a disciplina e minimizar a violência. Os resultados mostram quais ações e intervenções pedagógicas propiciaram a transformação de uma instituição que se caracterizava por altos índices de violência e de indisciplina em uma escola que, em um período de cinco anos, passou a ser considerada pela comunidade escolar como de alto prestígio. 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Silva Neto, Cláudio Marques da | Barretto, Elba Siqueira de Sá
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/wkPzGNWcSPrJ3CCxZWXVLTR/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 30/04/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Educação e Pesquisa