A pesquisa investiga a influência da atuação da diretora escolar para a gestão democrática da escola pública, no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre, partindo do pressuposto de que as diretoras ocupam lugar estratégico para a efetivação das políticas no interior das escolas. A pesquisa faz um recorte de gênero, uma vez que 80,8% das pessoas que ocupam o cargo, no Brasil, são mulheres. Os resultados demonstram que o tempo, as atribuições e, finalmente, a natureza da atividade da diretora escolar estão em disputa, como também estão o currículo, a finalidade e o caráter da educação pública, importando mais esses fatores, do que a classificação do modo de gestão como “democrática”.
Implicações da atuação da diretora escolar para a gestão democrática da escola pública: estudo de caso no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Freitas, Amanda Gurgel de
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRGS (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://lume.ufrgs.br/handle/10183/249748
- Data de Acesso à Fonte: 17/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 164 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual