Este ensaio faz a defesa da educação pública, concebendo-a como suporte da democracia e busca investigar a ruptura entre filosofia política e pedagogia, entre teoria da democracia e teoria da formação humana, bem como analisa como essa ruptura dificulta a reflexão sobre o crescimento mundial do neoconservadorismo. A partir do diagnóstico de que o avanço da perspectiva neoconservadora provoca a destruição da educação pública e dificulta a consolidação cultural e moral da democracia, o texto tenta reconstruir alguns traços gerais da educação republicana esboçada por Kant. Conclui-se que a ideia kantiana de educação pública focada no cultivo de todas as capacidades humanas é o aspecto nuclear da formação do futuro cidadão, devendo, por isso, ser também a tarefa da escola pública atual.
Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2021
- Autor(es): Dalbosco, Cláudio Almir | Salomão, Jelson Becker | Doro, Marcelo José
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (Editora)
- Identificadores: ISSN 1414-4077
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/aval/a/CFh5k7g7BR6d6GwzHTk7w4C/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 10/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial