Este artigo busca compreender a utilização dos resultados do Ideb pelas gestões municipais, considerando a relação entre o índice e a cultura de avaliação externa do estado Ceará, a partir dos dados obtidos no Questionário Eletrônico do Secretário Municipal de Educação no Saeb em 2019, com recorte para os secretários do estado do Ceará e para o bloco referente à avaliação educacional. Os resultados indicam que o Ideb induz mudanças nas práticas de gestão municipal, sobretudo pelo alinhamento entre as ações municipais e as avaliações em larga escala.
Ideb, políticas educacionais e cultura de avaliação nos municípios do Ceará
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Costa, Anderson Gonçalves | Freire, Arlane Markely dos Santos
- Local de publicação: Fortaleza
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual do Ceará (Editora)
- Identificadores: ISSN 2675-7427
- Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8766/8946
- Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição