Ideb e maquinarias: a produção, a quantificação e a expressão da qualidade da educação brasileira
RESUMO
Esta pesquisa tem como foco o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e se organiza a partir da pergunta: "Quais são algumas das condições de possibilidade para o Ideb se instituir no Brasil e que maquinarias utiliza para intervir na escola para atingir a meta nacional, traçada no Plano Nacional de Educação 2014/2024?". A partir das análises percebe-se como o Ideb opera subjetivando e produzindo sujeitos na racionalidade neoliberal através das maquinarias jurídico-legal, numérico-estatística e midiática.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Klein, Delci Heinle
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRGS (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://lume.ufrgs.br/handle/10183/157576
- Data de Acesso à Fonte: 28/11/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 190 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual