Tese

Ideb e maquinarias: a produção, a quantificação e a expressão da qualidade da educação brasileira

Resumo

Esta pesquisa tem como foco o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e se organiza a partir da pergunta: "Quais são algumas das condições de possibilidade para o Ideb se instituir no Brasil e que maquinarias utiliza para intervir na escola para atingir a meta nacional, traçada no Plano Nacional de Educação 2014/2024?". A partir das análises percebe-se como o Ideb opera subjetivando e produzindo sujeitos na racionalidade neoliberal através das maquinarias jurídico-legal, numérico-estatística e midiática.

 


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2017
  • Autor(es): Klein, Delci Heinle
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRGS (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://lume.ufrgs.br/handle/10183/157576
  • Data de Acesso à Fonte: 28/11/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Tese
  • Tamanho: 190 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual