Este trabalho propõe a investigação de possíveis efeitos de um choque de accountability, ocasionado pela publicação do Ideb, sobre a qualidade da educação brasileira. Os resultados indicam que, apesar de revelar uma relação negativa entre aprovação e publicação do Ideb, a relação se torna positiva quando os controles necessários são inseridos. E que os desdobramentos deste estudo têm grande relevância no desenho de política pública, mostrando o potencial que um sistema de accountability tem para mover os agentes públicos e privados na direção correta.
Ideb e Accountability: efeitos da publicação do Índice na Educação Pública Municipal Brasileira
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Valle, Tomás Ruiz de Gamboa do
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.econ.puc-rio.br/uploads/adm/trabalhos/files/Tomas_Ruiz_de_Gamboa_do_Valle_Mono_21.2.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 16/07/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: TCC (Graduação)
- Tamanho: 34 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados