Artigo

Gustavo Capanema e o ensino secundário no Brasil: a invenção de um legado

Resumo

Este artigo busca discutir qual seria o indicativo da opção em fazer do ensino secundário o ramo mais atrativo do Ensino Médio, em um tempo de mudança para uma sociedade de massas, organizada em torno de um incipiente mercado de trabalho livre, alavancado pelo crescimento da produção industrial e do modo de vida urbano. O estudo da reforma organizada pelo ministro Gustavo Capanema, em 1942, permite entender as relações do Estado modernizador com os setores mais conservadores da sociedade reprodutoras dos processos escolares de seletividade social. 


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Montalvão, Sérgio de Sousa
  • Local de publicação: Santa Maria
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1414-3518
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/heduc/a/Y9mMQd66DF8Gdr8NpwRbBhB/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 22/05/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 31 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição