Esta pesquisa tem por objetivos apresentar as concepções e normatizações da gestão educacional e escolar no Brasil; analisar o contexto internacional das avaliações educacionais e o surgimento do Ideb; identificar as relações entre a gestão escolar, a liderança, o contexto socioeconômico e o desempenho de escolas públicas. Dentre outros aspectos, percebem-se diferenças significativas entre as gestões das escolas relacionadas à experiência no cargo, liderança pedagógica e práticas da gestão.
Gestão Escolar e desempenho no Ideb: o caso de duas escolas municipais na Grande Tijuca
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Gino, João Carlos de Souza Anhaia
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Unirio (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/12467/Disserta%C3%A7%C3%A3o%202017%20Jo%C3%A3o%20Carlos%20de%20Souza%20Anhaia%20Gino.pdf?sequence=1
- Data de Acesso à Fonte: 04/01/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 92 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados