Dissertação

Gestão Escolar e desempenho no Ideb: o caso de duas escolas municipais na Grande Tijuca

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivos apresentar as concepções e normatizações da gestão educacional e escolar no Brasil; analisar o contexto internacional das avaliações educacionais e o surgimento do Ideb; identificar as relações entre a gestão escolar, a liderança, o contexto socioeconômico e o desempenho de escolas públicas. Dentre outros aspectos, percebem-se diferenças significativas entre as gestões das escolas relacionadas à experiência no cargo, liderança pedagógica e práticas da gestão. 

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.