Dissertação

Gestão escolar e democracia: visão dos professores sobre os processos de legitimação do poder na escola

RESUMO

Esta pesquisa aborda a gestão escolar e busca investigar as formas de legitimação do poder na escola sob a ótica dos professores. Os resultados apontam que os professores acreditam que as resoluções são tomadas pela equipe gestora e não somente pelo diretor. Percebem-se elementos que indicam impedimentos para que os processos democráticos ocorram na própria prática do professor em sala de aula, confrontando as tendências que responsabilizam os representantes da gestão pela não efetivação de práticas democráticas no interior da escola.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.