Dissertação

Gestão escolar democrática: elementos para uma política de desenvolvimento profissional dos diretores da rede estadual do Rio Grande do Sul

RESUMO

Esta pesquisa põe foco nos diretores das escolas estaduais do Rio Grande do Sul, investigando formação, condições de trabalho e práticas de gestão democrática, a partir da questão: "quais elementos ganham visibilidade a partir do questionário contextual do SAEB (2015)?". Os resultados apontam que há uma configuração favorável que demonstra haver cumprimento do ordenamento legal referente à gestão democrática das escolas e que o autorretrato dos diretores se distancia de como os veem setores influentes da sociedade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Massena, Juliana Hass
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRGS (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/178707
  • Data de Acesso à Fonte: 29/11/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 148 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual