O artigo analisa o comportamento do Ideb das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental em 10 municípios cearenses que compõem a amostra do projeto do Observatório da Educação "Bons resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos". Os resultados apontam que o fortalecimento da dimensão pedagógica criou condições para o aperfeiçoamento da instrução ministrada. No entanto, perceberam-se mudanças no conteúdo ensinado, com a redução do currículo e a supervalorização das matrizes da Prova Brasil.
Gestão educacional e resultados no Ideb: um estudo de caso em dez municípios cearenses
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 30/12/2011
- Autor(es): Vidal, Eloisa Maia | Vieira, Sofia Lerche
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0103-6831
- Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/1963/1939
- Data de Acesso à Fonte: 24/08/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial