Artigo

Gestão democrática como condição de qualidade: a forma de provimento do diretor escolar nas redes municipais brasileiras e a relação com indicadores e resultados educacionais de 2015

RESUMO

Neste estudo, objetivou-se atualizar o panorama das formas de provimento do diretor escolar e analisar comparativamente indicadores educacionais e de contexto em grupos categorizados pelo provimento do diretor nas modalidades: por eleição, por indicação ou formas mistas, em escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2015. Os resultados apontam maior homogeneidade e uma diferença de 5% a 20% nas médias dos indicadores utilizados na análise e proficiências em favor do grupo de redes municipais dos diretores eleitos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2018
  • Local de publicação: Santa Maria
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Maria (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2176-2171
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/31894/pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 17/09/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional