O artigo busca discutir as matrizes históricas da fundação da Geografia como ciência até a década de 1970. Considera-se que a missão da Geografia amplia-se, deixando de ser somente uma disciplina que descreve e explica o espaço nele mesmo e passa a ser uma área do saber que produz um discurso geográfico sobre a sociedade. Pretende-se, assim, refletir sobre o ensino da Geografia no contexto escolar brasileiro, a influência da escola geográfica francesa e a sua atual matriz materialista.
Geografia: discurso da natureza ou apropriação política do espaço humano?
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 10/07/2015
- Autor(es): Regalo, Carlos Alberto | Nunes, Cesar A. A.
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Kroton Educacional (Editora)
- Identificadores: ISSN 1415-7772
- Fonte: Abre em uma nova guia https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2142
- Data de Acesso à Fonte: 11/09/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 07 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados