Artigo

Geografia: discurso da natureza ou apropriação política do espaço humano?

RESUMO

O artigo busca discutir as matrizes históricas da fundação da Geografia como ciência até a década de 1970. Considera-se que a missão da Geografia amplia-se, deixando de ser somente uma disciplina que descreve e explica o espaço nele mesmo e passa a ser uma área do saber que produz um discurso geográfico sobre a sociedade. Pretende-se, assim, refletir sobre o ensino da Geografia no contexto escolar brasileiro, a influência da escola geográfica francesa e a sua atual matriz materialista.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 10/07/2015
  • Autor(es): Regalo, Carlos Alberto | Nunes, Cesar A. A.
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Kroton Educacional (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1415-7772
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2142
  • Data de Acesso à Fonte: 11/09/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 07 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

ITENS RELACIONADOS

Revista de Educação