Dissertação

Formação de professores para relações étnico-raciais no contexto de uma escola com estudantes bolivianos

Resumo

Esta pesquisa tem como foco a presença de estudantes bolivianos numa escola da rede pública municipal de São Paulo e tem por objetivo compreender o fenômeno migratório Bolívia-Brasil e seus desdobramentos na inclusão dos sujeitos, a partir da interação com professores envolvidos numa formação desenvolvida em 2015 e em práticas de projetos com estudantes imigrantes na unidade escolar. Os resultados apontam ressonâncias a partir da formação docente e da realização de projetos voltados à diversidade e à interculturalidade e, também, que o aumento da participação dos estudantes imigrantes nesses projetos contribuem para a melhoria da comunicação e do clima escolar.
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Santos, Elisângela Nogueira Janoni dos
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores - PUC-SP (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21493?mode=full
  • Data de Acesso à Fonte: 01/03/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 180 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados