Artigo

Formação continuada de professores de Educação Física: ações pedagógicas da Diretoria Regional de Educação de Ilhéus

RESUMO

O artigo busca analisar as ações pedagógicas para a qualificação da Educação Física escolar, documentadas pela Diretoria Regional de Educação de Ilhéus (Bahia), no período de 2008 a 2011, em reuniões pedagógicas, cursos de formação continuada e jogos escolares. Os resultados mostram que as ações pedagógicas permitem aos coordenadores pedagógicos promoverem o desenvolvimento da área, a realização dos Jogos Escolares, a descentralização de recursos para aquisição de materiais didáticos esportivos, a distribuição de kits de livros da área e a realização de reuniões periódicas. E ainda proporcionam aos professores a oportunidade de analisar a sua prática pedagógica, a busca por novos conhecimentos e a melhoria da qualidade do ensino, que viabilizam a percepção das carências em relação à formação, aos problemas de desvalorização profissional e às necessidades formativas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Título original: Continuing education of Physical Education Teachers: pedagogical actions by the Regional Education Board of Ilhéus
  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Bahia, Cristiano de Sant’anna | Campos, Keyla Cardoso Santana | Pinto, Marilia Garcia | Folle, Alexandra | Farias, Gelcemar Oliveira | Nascimento, Juarez Vieira do
  • Local de publicação: Maringá
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Maringá (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2448-2455
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/jpe/a/khMtL55ZKLG379MBzF9yLhf/?format=pdf&lang=en
  • Data de Acesso à Fonte: 20/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 11 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

ITENS RELACIONADOS

Journal of Physical Education