Este artigo tem por objetivo recuperar o debate sobre os impactos da financeirização sobre a economia global, sistematizando-o e adequando-o para a compreensão das consequências sobre a educação. A investigação demonstra que a financeirização acentua algumas tendências que já estavam em curso na educação em um sistema capitalista. A análise mostra que a lógica da financeirização é intrinsicamente contraditória com algumas das premissas básicas de uma educação de qualidade e que a questão da temporalidade é um elemento-chave para a compreensão dessa contradição.
Financeirização e educação: lógicas irremediavelmente irreconciliáveis
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): De Conti, Bruno | Villen, Patricia
- Local de publicação: Belém
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Ciências Sociais e Educação - Universidade do Estado do Pará (Editora)
- Identificadores: ISSN 1981-9269
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7764/3192
- Data de Acesso à Fonte: 26/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição