Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da Cogna Educação na região Norte do Brasil, como expressão da financeirização do Ensino Superior, bem como a participação no atendimento educacional no âmbito das matrículas em cursos de graduação. A análise mostra que a inserção da Cogna Educação na região Norte se efetiva a partir de movimentos articulados, com atuação predominante na educação à distância. Conclui-se que o processo de financeirização carrega consequências negativas para o ensino superior, contribuindo para a manutenção e aprofundamento das desigualdades regionais.
Financeirização do Ensino Superior no Brasil: inserção e atuação da Cogna Educação na Região Norte
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Guimarães, André Rodrigues | Silva, Adeildo Telles da | Nogueira, Ari Fernandes Santos
- Local de publicação: Belém
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Ciências Sociais e Educação - Universidade do Estado do Pará (Editora)
- Identificadores: ISSN 1981-9269
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7533/3188
- Data de Acesso à Fonte: 26/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição