Este artigo busca analisar fatores de atratividade e rejeição da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática de uma instituição privada de ensino superior no Distrito Federal. Os resultados mostram que parte dos fatores de atração são os intrínsecos à profissão, enquanto os fatores de rejeição são majoritariamente extrínsecos. A conclusão é que o magistério é uma carreira atrativa aos candidatos menos favorecidos social, econômica e culturalmente.
Fatores de atratividade e rejeição da carreira do magistério: uma análise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Teaching career’s attraction and rejection factors: analysis of students and graduates perceptions in teacher education programs
- Data de publicação: 03/2017
- Autor(es): Gomes, Candido Alberto | Palazzo, Janete
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/rNPWN59MxcxFPkVtL3W5fvM/?format=pdf&lang=en
- Data de Acesso à Fonte: 30/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial