Artigo

Estudo exploratório sobre eficiência nas escolas municipais paulistas: melhores práticas e desempenho no Ideb

RESUMO

Neste estudo, identificou-se práticas pedagógicas e de gestão que contribuíram para o desempenho das escolas municipais paulistas do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Os resultados apontam evidências de 23 práticas pedagógicas e de gestão que podem ter contribuído para o desempenho das escolas. Assim, busca-se compartilhar tais práticas de modo a contribuir para o planejamento escolar, por meio de ações que proporcionem melhorias e sentido prático para os profissionais da educação.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2017
  • Autor(es): Ferreira, Jonas | Salgado Júnior, Alexandre Pereira | Novi, Juliana Chiaretti | Miura, Irene Kazumi | Diogo, Débora Oliveira
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2175-2753
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1240/pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 17/09/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 33 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Meta: Avaliação