Este estudo busca investigar as tensões entre direitos humanos e militarização da educação nas escolas públicas militarizadas de Goiás. Os resultados mostram que as normas impostas aos estudantes ferem os direitos humanos (da dignidade e da igualdade), a gestão democrática e a diversidade étnico-racial. Os princípios e valores de hierarquia, centralidade, civismo, patriotismo e disciplina, são contrários à educação para a emancipação. Este trabalho pretende contribuir para as políticas educacionais voltadas para os direitos humanos e para o direito à educação.
Escolas públicas militarizadas: uma análise na perspectiva dos direitos humanos
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Bueno, Bárbara Ferreira
- Local de publicação: Goiânia
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12242
- Data de Acesso à Fonte: 18/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 202 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição