Dissertação

Escolas públicas militarizadas: uma análise na perspectiva dos direitos humanos

RESUMO

Este estudo busca investigar as tensões entre direitos humanos e militarização da educação nas escolas públicas militarizadas de Goiás. Os resultados mostram que as normas impostas aos estudantes ferem os direitos humanos (da dignidade e da igualdade), a gestão democrática e a diversidade étnico-racial. Os princípios e valores de hierarquia, centralidade, civismo, patriotismo e disciplina, são contrários à educação para a emancipação. Este trabalho pretende contribuir para as políticas educacionais voltadas para os direitos humanos e para o direito à educação.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Bueno, Bárbara Ferreira
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12242
  • Data de Acesso à Fonte: 18/04/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 202 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição