Este estudo busca mapear e estudar os motivos que levam as Redes Públicas de Ensino a tornarem suas instituições em escolas militarizadas e compreender os efeitos dessas parcerias nos Projetos Político-Pedagógicos. Os resultados mostram que a mudança é mobilizada pela possibilidade de “resolverem” o problema da violência e da indisciplina nas escolas situadas em regiões de vulnerabilidade e que a gestão militarizada dá o tom dos contornos pedagógicos que são baseados em disciplina, hierarquia, organização e performatividade, dentre outros aspectos.
Escolas militarizadas no Maranhão: um estudo sobre a parceria entre corporações militares e redes públicas de ensino
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Sena, Hélio Cleidilson de Oliveira
- Local de publicação: São Leopoldo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Unisinos (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/9733/H%c3%a9lio%20Cleidilson%20de%20Oliveira%20Sena_.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 24/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 207 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados