Dissertação

Educação em Ciências e Cultura Indígena: os fenômenos naturais na concepção dos alunos da comunidade Ñandeva-Guarani da reserva Porto Lindo – Japorã/MS

Resumo

Nesta pesquisa, buscou-se descrever os saberes tradicionais indígenas dos membros da comunidade Ñandéva-Guarani, identificando as concepções que são apresentadas na escola no ensino de Ciências e suas implicações na construção de relações interculturais na escola. Os resultados mostraram o diálogo entre os diferentes saberes e o diálogo mantido com a cultura, de forma mais ou menos intensa, havendo uma tendência de retomar a tradição cultural em detrimento do conhecimento cientifico.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Couto, Cristiane Beatriz Dahmer
  • Local de publicação: Cascavel
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Cascavel (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/6044/5/Cristiane%20_Couto2022.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 26/03/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 265 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição