Nesta pesquisa, buscou-se descrever os saberes tradicionais indígenas dos membros da comunidade Ñandéva-Guarani, identificando as concepções que são apresentadas na escola no ensino de Ciências e suas implicações na construção de relações interculturais na escola. Os resultados mostraram o diálogo entre os diferentes saberes e o diálogo mantido com a cultura, de forma mais ou menos intensa, havendo uma tendência de retomar a tradição cultural em detrimento do conhecimento cientifico.
Educação em Ciências e Cultura Indígena: os fenômenos naturais na concepção dos alunos da comunidade Ñandeva-Guarani da reserva Porto Lindo – Japorã/MS
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Couto, Cristiane Beatriz Dahmer
- Local de publicação: Cascavel
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Cascavel (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/6044/5/Cristiane%20_Couto2022.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/03/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 265 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição