A pesquisa busca verificar, a partir do desenvolvimento do projeto Pedagogía del Entrelugar, quais políticas educacionais e políticas linguísticas dão sustentação às práticas educacionais locais e quais representações os professores constroem sobre a pluralidade linguística e cultural da fronteira. Os resultados mostram que as políticas educacionais nacionais e locais não contemplam as peculiaridades da região de fronteira, invisibilizando a riqueza cultural que a diversidade representa. Os professores reconhecem a existência das diferenças culturais no espaço escolar e percebem a manifestação de estereótipos essencialistas construídos pelo senso comum em relação às diversas nacionalidades que convivem no território da Tríplice Fronteira.
Educação ampliada de professores para uma educação intercultural do entorno e decolonizadora: desconstruindo representações essencialistas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Flores, Olga Viviana
- Local de publicação: Foz do Iguaçu
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Unioeste (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/6181/5/Olga_Viviana_Flores_2022.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 155 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição