Artigo

Do poder disciplinar ao biopoder à necropolítica: a criança negra em busca de uma infância descolonizada

Resumo

O artigo discute os usos do termo “menor” na sociedade brasileira, a partir de meados do século XIX, até o período da democratização do Brasil. A análise para os períodos propostos pautou-se tanto no conceito de poder disciplinar quanto no de biopoder, de Foucault. Por fim, o texto apresenta o princípio de que outra infância para a criança negra somente será possível a partir de um devir-outro, uma nova abertura do mundo e, sobretudo, uma descolonização da infância para as crianças pertencentes ao grupo étnico-racial negro. 


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Gomes, Nilma Lino | Teodoro, Cristina
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UERJ (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2525-5061
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/56340/38029
  • Data de Acesso à Fonte: 25/10/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 31 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial