O artigo discute os usos do termo “menor” na sociedade brasileira, a partir de meados do século XIX, até o período da democratização do Brasil. A análise para os períodos propostos pautou-se tanto no conceito de poder disciplinar quanto no de biopoder, de Foucault. Por fim, o texto apresenta o princípio de que outra infância para a criança negra somente será possível a partir de um devir-outro, uma nova abertura do mundo e, sobretudo, uma descolonização da infância para as crianças pertencentes ao grupo étnico-racial negro.
Do poder disciplinar ao biopoder à necropolítica: a criança negra em busca de uma infância descolonizada
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Gomes, Nilma Lino | Teodoro, Cristina
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UERJ (Editora)
- Identificadores: ISSN 2525-5061
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/56340/38029
- Data de Acesso à Fonte: 25/10/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 31 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial